Esta secção descreve como efectuar ajustes com o separador i[Ajustar cada cor].
A combinação seleccionada, as definições de visualização e as definições do objectivo do ajuste no separador [Ajustar cada cor] definem o intervalo do ajuste através dos pontos na área de visualização da curva.
Para cada cor, especifique se pretende exibir ou ocultar a curva de tonalidade e se pretende executar ou não o ajuste com a caixa de verificação [Visualizar] e o botão de selecção [Ajuste] apresentado por cada elemento da combinação seleccionada em [Combinação].
As curvas de tonalidade são apenas apresentadas para cores em que [Visualizar] esteja seleccionado.
Se estiver seleccionado [Ajuste] a curva de tonalidade da cor seleccionada pode ser ajustada com os pontos na área de visualização da curva.
Se estiver seleccionado [Ajuste] para uma cor sem que [Visualizar] esteja seleccionado, a caixa de verificação [Visualizar] é seleccionada automaticamente para essa cor.
Clique no separador [Ajustar cada cor] no ecrã [Ajuste curva tons].
Aparece o separador [Ajustar cada cor].
Seleccione [CMYK], [CMY/K] ou [C/M/Y/K] em [Combinação].
Consoante a selecção em [Combinação], aparece a caixa de selecção [Visualizar] e o botão [Ajuste] para cada cor.
Se pretender apresentar a curva de tonalidade de uma cor, seleccione a caixa de verificação dessa cor.
Se pretender ajustar a curva de tonalidade de uma cor, seleccione o botão de selecção dessa cor.
Ajuste a curva de tonalidade através dos pontos na área de visualização da curva.
Para executar a impressão de confirmação para confirmar o resultado do ajuste da curva de tonalidade, avance para Confirmar resultado do ajuste da curva de tonalidade.
Se seleccionar o separador [Ajustar cada cor] é possível efectuar os ajustes através dos pontos/pontos base.
O ponto (pequeno quadrado preto) aparece em ambas as extremidades da área de visualização da curva. A curva de tonalidade pode ser ajustada arrastando e movendo este ponto.
Também é possível adicionar pontos clicando sobre a curva. A curva de tonalidade pode ser ajustada arrastando e movendo este ponto adicionado (pequeno quadrado vermelho).
Além disso, é possível adicionar automaticamente à curva as posições de 25%, 50% e 75% como pontos base, de acordo com as definições do separador [Brilho/Contraste]. A curva de tonalidade pode ser ajustada arrastando e movendo o ponto base.
Estes pontos e pontos base podem ser utilizados para ajustar a curva de tonalidade da seguinte forma;
Os pontos em ambas as extremidades podem ser arrastados para cima e para baixo para alterar a inclinação geral. Em seguida, é possível ajustar todo o intervalo dos valores de saída.
Antes do ajuste | Após ajuste |
---|---|
O ponto 0 (ponto inicial) e ponto 100 (ponto final) não podem ser deslocados para a esquerda ou para a direita, mas o ponto adjacente pode ser deslocado para 1% ou 99%. Se arrastar o ponto adicionado adjacente ao ponto final, é possível definir a secção adjacente a partir de ambas as extremidades de forma praticamente igual (no valor de saída).
Antes do ajuste | Após ajuste |
---|---|
Arrastando os pontos adicionados/base para cima/baixo/esquerda/direita, é possível definir o arco circular ou uma curva em S com centro neste ponto. Se toda a curva for convertida num arco circular, o brilho aumenta. Se a curva em S for alargada, o contraste aumenta. O ponto pode ser arrastado para a esquerda ou para a direita dentro da área do ponto seguinte do ponto anterior (valor da posição superior em 1%) até antes do ponto seguinte (valor da posição inferior em 1%).
Antes do ajuste | Após ajuste |
---|---|
A curva de tonalidade complexa pode ser definida movendo/adicionando o ponto mencionado anteriormente.
Podem ser adicionados até 15 pontos.
Não é possível seleccionar vários pontos em simultâneo.
Em vez de arrastar, os pontos podem ser movidos para cima ou para baixo com as teclas de seta.
Para apagar um ponto adicionado, seleccione o ponto e prima a tecla Apagar. Também pode clicar em para apagar um ponto adicionado. No entanto, o ponto inicial e o ponto final não podem ser apagados.
As caixas giratórias apresentam os valores do ponto seleccionado. Se seleccionar o ponto e introduzir o valor na caixa de entrada, o ponto seleccionado pode ser deslocado para a posição especificado.